Encontre tudo o que precisa em um escritório de contabilidade! Atuamos no mercado obtendo soluções pontuais.
Nos orgulhamos por saber que estamos construindo algo que faz toda a diferença para nossos parceiros.
Conquiste e fidelize seus clientes com estratégias inteligentes, em uma época em que a confiança está em primeiro lugar.
Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo
Muitas pessoas abrem um CNPJ Microempreendedor Individual (MEI) focando na contribuição previdenciária (INSS), mas isso foge do objetivo principal que é o empreendimento.
Pagar o MEI apenas focando no INSS, para ter acesso a benefícios como auxílios, pensões e contribuir para aposentadoria pode te gerar mais obrigações, portanto, antes de abrir um CNPJ apenas com essa finalidade, analise as opções.
É fundamental entender que o principal objetivo do MEI é formalizar pequenos empreendedores, nesse modelo empresarial existem outras obrigações além do pagamento do INSS e que devem ser cumpridas.
Abrir MEI apenas para contribuir com INSS é a melhor opção?
É fundamental considerar que o MEI é direcionado para pequenos negócios que estão buscando formalização, com esse modelo empresarial os empreendedores conquistam diversos direitos, mas também possuem deveres.
Se você é um empreendedor, quer regularizar seu negócio e se tornar um contribuinte do INSS, ser MEI é uma ótima opção. Entretanto, se você não exerce atividade remunerada, abrir um CNPJ apenas para pagar INSS não é a melhor decisão.
Existem diversos cenários a se considerar antes de fazer isso, o principal deles é que a pessoa que abre um Microempreendedor apenas para contribuir com a previdência.
Alguns dos deveres do Microempreendedor Individual
Lembrando, mesmo que o empreendedor não tenha faturamento, ele precisa pagar o DAS-MEI, além disso, anualmente será preciso enviar a Declaração Anual do Microempreendedor Individual. Portanto, se você não trabalha e apenas quer contribuir, abrir um CNPJ só para pagar INSS não é a melhor opção.
Ficar sem pagar DAS-MEI pode acumular dívidas no seu CNPJ e CPF, além disso, se a declaração anual não for enviada será preciso pagar multa. Com um Microempreendedor Individual o contribuinte não tem a opção de deixar de pagar o boleto, isso só acontece se ele encerrar o seu negócio.
Outras opções
Como mostramos, no MEI, o empreendedor terá vantagens e desvantagens, portanto, é preciso ter compromisso com o empreendimento para evitar dívidas por conta da falta de pagamento de contribuições e evitar multas pelo não cumprimento das obrigações.
Se você não exerce atividade remunerada e quer contribuir com o INSS, a melhor opção é se tornar um contribuinte facultativo. A filiação do contribuinte facultativo acontece a partir da inscrição e do primeiro pagamento sem atraso.
A inscrição pode ser feita pelo site ou aplicativo “Meu INSS”, existem três códigos para o contribuinte individual: